Congresso Regional de Psicologia RO e AC acontece em 2025; Entenda como funciona e veja como participar

Evento representa espaço de participação democrática para sugestões de diretrizes voltadas para a Psicologia. Entenda etapas do Congresso Regional até o Congresso Nacional.

O 2º Congresso Regional da Psicologia (COREPSI) está previsto para acontecer de 21 a 23 de março de 2025, em Porto Velho (RO), com o tema “A Pluriversalidade do nosso fazer. Por uma Psicologia pluriversa e inclusiva!”.

Entretanto, as etapas preparatórias já tiveram início e para que o profissional entenda como participar, o CRP-24 preparou um guia, que responde os principais questionamentos.

➡️ Durante o COREPSI são definidas quais serão as ações realizadas pela nova gestão do Conselho Regional e Federal no triênio subsequente. Dessa forma, o COREPSI não se trata de um congresso científico acadêmico, mas de um espaço democrático que promove discussões feitas pela categoria, a fim de propor diretrizes para o CRP-24. 

Por conta de todo esse processo, a participação de psicólogas e psicólogos é fundamental. Abaixo, confira todas as etapas que antecedem o COREPSI e o Congresso Nacional de Psicologia (CNP):

Ações de mobilização

As ações de mobilização têm por objetivo oportunizar a ampla participação da categoria e de estudantes no debate sobre a temática do CNP. Durante as ações de mobilização, os participantes podem enviar propostas ao CRP-24.

  • Eventos Preparatórios: são ações de mobilização propostas pelo CRP-24, com temas pré-definidos e podem contar com convidadas para desenvolver os temas.
  • Eventos livres: são ações de mobilização propostas pela categoria, de forma autônoma e podem
    ser organizadas por psicólogas ou coletivos da psicologia.

*As propostas oriundas das ações de mobilização serão cadastradas pelo regional no E-CNP e sistematizadas para apreciação nos pré-COREPSI/RO/AC, com o objetivo de remessa à etapa regional.

Pré-congressos (Pré-COREPSIs)

Os pré-COREPSI são eventos organizados pelo CRP-24 com o objetivo de apreciar e sistematizar as propostas produzidas nas ações de mobilização, além de produzir novas propostas a serem apreciadas no 2º COREPSI-RO/AC.

Podem participar dos pré-COREPSI psicólogas e estudantes de Psicologia. Nessa etapa, são eleitas/os as/os delegadas/os para o Congresso Regional (COREPSI). 

Os pré-COREPSI serão organizados por áreas geográficas divididos por regiões administrativas que fazem parte da jurisdição do CRP-24. Considerando a extensão de ambos os estados que fazem parte da jurisdição do CRP-24 e do compromisso da gestão com a realização de eventos descentralizados, eles acontecerão:

  • Cruzeiro do Sul (AC), 19 de outubro – sábado;
  • Rio Branco (AC), 23 de novembro – sábado;
  • Cacoal (RO), 07 de dezembro – sábado;
  • Porto Velho (RO), 25 de janeiro – sábado.

Todos os eventos serão realizados na modalidade presencial.

Congresso Regional da Psicologia (COREPSI)

No COREPSI são discutidas e aprovadas as propostas de âmbito regional que farão parte do Caderno de Deliberações do COREPSI e que orientará as ações da gestão do CRP no triênio seguinte. 

São também apreciadas as propostas que serão enviadas para avaliação no CNP. É no COREPSI que serão eleitas/os as /os delegadas/os para o Congresso Nacional.

Congresso Nacional da Psicologia (CNP)

Essa é a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as diretrizes para o Conselho Federal de Psicologia (CFP). Participam as/os delegadas/os nacionais, eleitas nos COREPSIs de todos os CRPs.

As propostas aprovadas irão compor o Caderno de Deliberações do 12º CNP, que orientará as ações da gestão do CFP no próximo triênio. O tema do CNP é “A Pluriversalidade do nosso fazer. Por uma Psicologia pluriversa e inclusiva!”, com os seguintes eixos temáticos:

  • Eixo 1: Sistema Conselhos de Psicologia: A organização democrática e a participação da categoria na consolidação de um sistema pluriverso e representativo; Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas;
  • Eixo 2: Interlocução com a sociedade: Articulações das Psicologias brasileiras para a efetivação do Estado Democrático de Direito na perspectiva da interseccionalidade, considerando as vulnerabilidades a partir dos diferentes marcadores sociais, tais como: questões étnico-raciais, socioeconômicas, culturais, geracionais, sexualidade e gênero e das pessoas com deficiência;
  • Eixo 3: Exercício Profissional: O trabalho das psicologias na consolidação da democracia com responsabilidade ética, técnica e política, a partir de uma perspectiva pluriversa.