Encontrou aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto. Conselheira suplente Lorraine Prado (CRP-24/2167) e o conselheiro efetivo Hudson dos Santos Ribeiro (CRP-24/1897) participaram do evento.
Os membros da Comissão de Análise de Registro de Psicóloga(o) Especialista (CARPE), a conselheira suplente Lorraine Prado (CRP-24/2167) e o conselheiro efetivo Hudson dos Santos Ribeiro (CRP-24/1897) participaram, nos dias 8 e 9 de agosto, do Encontro Nacional da CARPE.
O que é a CARPE?
A Comissão de Análise para Concessão de Registro de Psicóloga(o) Especialista tem como atribuição analisar, em caráter consultivo, o requerimento de registro de psicóloga(o) especialista e a respectiva documentação.
O requerimento de registro de psicóloga(o) especialista será encaminhado à análise da CARPE, que elaborará parecer opinando pelo deferimento ou indeferimento do pedido, a ser apreciado pelo respectivo plenário.
A decisão de deferimento ou indeferimento caberá ao Plenário do Conselho Regional de Psicologia, regulamentados pelas resoluções: CFP nº 013/2007 e Resolução CFP n° 23/2022.
Embora não constitua condição obrigatória para exercício profissional, o Título de Especialista atesta o reconhecimento da atuação da psicóloga ou do psicólogo à determinado campo de atuação da especialidade, qualificando a formação do profissional.
Vale destacar que o trabalho realizado pelos membros da CARPE é honorífico e não remunerado.
Encontro Nacional
Durante o Encontro Nacional, os membros da CARPE de todos os CRs do país discutiram questões específicas relacionadas à Psicologia do tráfego e a necessidade de reforçar, junto à categoria, a amplitude dessa especialidade para além do trânsito, sendo compreendido o conceito de mobilidade humana.
Além disso, foram abordados aspectos jurídicos referentes aos recursos e processos analisados via CARPE e por fim, foram apontadas sugestões de adequações na revolução 23/2022, com foco especial na análise dos programas de residência multiprofissional.