O Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região (CRP-24), com a missão de defender os direitos e garantir a dignidade dos profissionais da Psicologia, vem, por meio desta, manifestar sua solidariedade às psicólogas e demais servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF), em razão dos recentes eventos que envolveram determinada vereadora e causaram grande apreensão.
O CRP-24 reconhece a seriedade das denúncias relatadas por servidores da SEMASF, incluindo as psicólogas, que evidenciam uma situação de assédio moral e constrangimento, prejudicando o ambiente de trabalho e a saúde mental dos profissionais envolvidos. Além disso, o Conselho observa com preocupação a interrupção de atividades essenciais no Lar do Bebê, unidade responsável pelo acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade, em função de uma reunião sindical realizada sem autorização da direção da instituição, o que resultou na interrupção do atendimento às crianças acolhidas.
O CRP-24 reafirma que, em sua função, tem como prioridade a preservação das condições adequadas para o exercício da Psicologia, no compromisso de orientar e fiscalizar os profissionais da área. Embora o Conselho não tenha autoridade direta sobre os eventos relatados, entende que a pressão psicológica e o desconforto gerados por tais situações impactam diretamente a prática profissional, especialmente no que se refere à ética, ao cuidado e à segurança de todos os envolvidos.
A solidariedade do CRP-24 também se estende a todos os servidores da SEMASF afetados por essas circunstâncias, reconhecendo que episódios como este exigem medidas eficazes para garantir que os profissionais possam atuar sem receio de represálias ou perseguições, e que as condições de trabalho atendam aos padrões que asseguram a integridade f ísica e emocional de todos.
O Conselho segue acompanhando a situação e reforça a necessidade de uma análise minuciosa das implicações jurídicas e administrativas relacionadas ao uso indevido de prerrogativas parlamentares, como também de ações preventivas para garantir que tais eventos não comprometam a segurança e a continuidade dos serviços prestados à comunidade. Por fim, o CRP-24 reafirma seu compromisso com a ética e a qualidade da Psicologia
Porto Velho, 19 de fevereiro de 2025.
Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região – CRP-24