Resolução CFP N.º 13/2007  que institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro.

Como realizar meu pedido de Título de Especialista?

Especialidades

Informamos que as especialidades regulamentadas são profissionais, e não especialidades no campo do exercício profissional da Psicóloga e Psicólogo. Abaixo, constam as especialidades que foram regulamentadas. Novas especialidades poderão ser regulamentadas, pelo Conselho Federal de Psicologia.

  1. Especialista em Psicologia Escolar/Educacional
  2. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho
  3. Especialista em Psicologia de Trânsito
  4. Especialista em Psicologia Jurídica
  5. Especialista em Psicomotricidade
  6. Especialista em Psicologia do Esporte
  7. Especialista em Psicologia Clínica
  8. Especialista em Psicologia Hospitalar
  9. Especialista em Psicopedagogia
  10. Especialista em Psicologia Social
  11. Especialista em Neuropsicologia (Resolução nº CFP 002/2004)
  12. Especialista em Saúde (Resolução CFP nº 003/2016)
  13. Especialista em Avaliação Psicológica. (Resolução CFP nº 018/2019)

A Concessão

O registro profissional de especialista é fornecido pelo Conselho Regional de Psicologia, no qual a Psicóloga e o Psicólogo têm sua inscrição profissional principal. Cabe à plenária do CRP-24 a aprovação da concessão do título profissional de especialista. Conforme Resolução, poderão ser registrados até dois títulos profissionais de especialidade.

Documentação e Procedimentos

Para habilitar-se ao Título de Especialista e obter o registro, a Psicóloga e o Psicólogo deverá estar inscrita(o) no Conselho Regional de Psicologia há pelo menos 02 (dois) anos, estar quite com suas obrigações financeiras até a data de pedido de inclusão, não estar respondendo a infrações éticas e atender a um dos requisitos que se seguem:

Aprovação em concurso de provas e títulos e comprovação de dois anos de experiência profissional: os concursos para obtenção do título têm sido realizados periodicamente em edital unificado para todas as especializações regulamentadas.

Conclusão de curso de especialização conferido por instituição de ensino superior (IES) credenciada pelo MEC: seguindo a Ação Civil Pública nº 5994-36.2013.4.01.3800, em trâmite na 20ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais o Conselho Federal de Psicologia suspendeu o credenciamento e recredenciamento de cursos para concessão do Título Profissional de Especialista em Psicologia, bem como orientou os Conselhos Regionais a emitirem o título aos profissionais que tenham concluído curso de especialização em IES credenciada pelo MEC, desde que atendam aos demais requisitos previstos na Resolução CFP nº 013/2007.

Caso tenha dúvida, acesse a Resolução CFP N.º 13/2007

OBS: Embora não constitua condição obrigatória para exercício profissional, o Título de Especialista atesta o reconhecimento da atuação da(o) Psicóloga(o) à determinada especialidade, qualificando a formação da(o) profissional. O Título de Especialista é regulamentado pelas Resoluções CFP nº 13/2007; nº 03/2016; nº 18/2019 e 03/2021.