Dia Nacional da(o) Psicóloga(o) integra o calendário oficial de comemorações e refere-se à data de publicação da Lei 4.119/1962, que regulamentou a Psicologia brasileira.
A celebração do Dia da Psicóloga e do Psicólogo, no dia 27 de agosto, é uma oportunidade para homenagear todos os profissionais que dedicam suas vidas a cuidar da saúde mental de outras pessoas.
Nesta data, o II Plenário do Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região Rondônia e Acre (CRP-24 RO/AC) celebra a presença de cada profissional que se empenha em atuar de forma ética e a defender a Psicologia como ciência e profissão.
“Queremos agradecer a cada um de vocês, profissionais da Psicologia, que constroem a identidade da Psicologia em Rondônia e Acre, a Psicologia Amazônica, com as nossas especificidades regionais”, pontua a presidente do CRP-24, Val Marques (CRP-24/00450).
A data também marca a celebração de oito meses da atual gestão do II Plenário do CRP-24.
“Aproveitamos para celebrar os oito meses da nossa atual gestão. Uma gestão participativa, compartilhada e principalmente, democrática”, destaca Val Marques.
O Dia Nacional da(o) Psicóloga(o) integra o calendário oficial de comemorações e refere-se à data de publicação da Lei 4.119/1962, que regulamentou a Psicologia brasileira. O dia foi oficialmente instituído em 2016, por meio da Lei 13.407, e prestigia a atuação de mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o país.
O cuidado de quem cuida
Em meio a tanta dedicação, é fundamental lembrar da importância de cuidar de quem cuida.
O CRP-24 acredita que o trabalho do psicólogo é desafiador e exige grande investimento emocional, sendo necessário manter sempre a escuta atenta, a empatia e a responsabilidade de auxiliar pessoas em momentos de sofrimento.
Entretanto, tais responsabilidades podem levar à exaustão emocional e física, se não houver um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Ao cuidar de si, o psicólogo aumenta sua energia, disposição e bem-estar, o que impacta positivamente em sua vida pessoal e profissional.
O autocuidado é um ato de amor-próprio e uma necessidade para todos os profissionais da saúde mental.
Ao cuidar de si, o psicólogo não apenas garante sua própria saúde e bem-estar, mas também se torna um profissional mais presente, empático e capaz de oferecer um atendimento de qualidade.